graduando
A evolução das empresas ao longo da história é notória, e a participação de seus colaboradores neste desenvolvimento é de suma importância. A atenção que deve ser tomada para com estes trabalhadores tornou-se objeto de estudos e os resultados comprovam que a importância e as conseqüências de uma relação cada vez mais próxima entre empregados e empresa geram benefícios para ambas as partes.
Nenhuma empresa sobrevive sem os funcionários, e também não há sobrevivência se os seus colaboradores não estiverem satisfeitos e não notarem a sua importância para a organização, neste sentido, colaborando para uma estruturação e coordenação dessa relação surge o ENDOMARKETING.
O ENDOMARKETING expõe as ações que deverão ser adotadas pelas organizações para que os seus “clientes internos” notem o seu valor para a empresa e trabalhem estimulados para obter a ascensão pessoal e colaborar da melhor maneira para o crescimento da organização ao qual colabora por meio de seus serviços. O ENDOMARKETING também é adotado para exercer impacto nos clientes externos, pois a satisfação dos empregados afeta a aceitabilidade dos mesmos para com a organização.
Nota-se que os estudos sobre empreendimentos organizacionais evoluem de maneira constante e auxiliam na melhoria interna e externa dessas organizações. A complexidade para a obtenção do sucesso empresarial é cada vez maior com o passar do tempo e a adaptação das empresas é fundamental para a sua permanência no mercado. O ENDOMARKETING é um exemplo importante de como os estudos e as estratégias organizacionais evoluem para que as organizações atuais possam permanecer ativas e comprometidas com seu ambiente interno e externo e com fatores sociais.