graduando
AULA
Desenvolvimento embrionário humano I – noções de aparelho reprodutor Meta da aula
objetivos
Explicar o funcionamento dos aparelhos reprodutores feminino e masculino, visando à produção de gametas.
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
• Descrever os aparelhos reprodutores feminino e masculino, com ênfase na produção de gametas.
• Definir a contribuição dos gametas para a formação da célula-ovo ou zigoto.
Pré-requisitos
Para um melhor aproveitamento desta aula, é importante que você já tenha estudado as Aulas 1, 2 e 12 de Biologia Celular II e Aula 3 de Genética Básica.
Corpo Humano I | Desenvolvimento embrionário humano I – noções de aparelho reprodutor
INTRODUÇÃO
Esta será nossa primeira aula de Embriologia, ramo da Biologia que estuda a formação e o desenvolvimento de um ser antes do seu nascimento. Você terá noções básicas sobre o desenvolvimento embrionário humano nas quatro primeiras semanas que se seguem à fertilização, embora algumas das informações disponíveis na literatura científica se refiram a outros animais que não o homem.
Os primeiros estudos embriológicos estão registrados nos livros do médico grego Hipócrates (cerca de 460-377 a.C.), conhecido como o Pai da Medicina.
Apesar disso, foi Aristóteles (cerca de 384-322 a.C.), um filósofo e cientista grego, quem escreveu o primeiro tratado de embriologia, onde foram descritos o desenvolvimento do pinto e de outros embriões. Aristóteles é considerado o fundador da Embriologia, embora tenha difundido a idéia de que o embrião surgia do sangue menstrual após ativação pelo sêmen. Dessa época, passando pela Idade Média e pela Renascença, surgiram várias hipóteses sobre o desenvolvimento embrionário humano, mas foi somente em 1775 que Lazaro
Spallanzani demonstrou que eram necessários o óvulo e o espermatozóide para o desenvolvimento de um novo ser.
De lá para cá, os rápidos avanços no campo da Genética e da Biologia Molecular, somados ao