Texto Jornalísco

7920 palavras 32 páginas
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO TEXTO JORNALÍSTICO NA ESCOLA:
1. Introdução As propostas de reformas educativas feitas por especialistas nas duas últimas décadas enfocam, em um primeiro momento, aspectos quantitativos, incidindo sobre problemas como escolarização básica e extensão da oferta de educação formal a toda a população. Posteriormente, os aspectos qualitativos são colocados em primeiro plano, com ênfase na prática educativa e no papel do professor. Desde então, as pesquisas, experiências e políticas de programas têm-se voltado para a formação de professores.
O papel do docente hoje não se esgota na transmissão de conhecimentos, mas implica a condução de um complexo processo de ensino-aprendizagem. O professor apresenta-se como o agente que deve dirigir um processo dinâmico em que os alunos aprendam a construir seu próprio conhecimento e sua própria interpretação do mundo.
No trabalho com a língua materna, deseja-se que esse professor focalize a linguagem como forma de interação e a língua como um complexo de variedades, eleja o texto como unidade básica de trabalho e estabeleça como atividades fundamentais do ensino-aprendizagem de língua materna a leitura e a produção de textos. Espera-se que o docente respeite a variedade linguística do aluno, priorizando o conhecimento que ele já tem ao entrar para a escola, valorize sua cultura e suas formas de expressá-la e de interagir com o mundo.
Essa concepção de ensino-aprendizagem de língua materna transcende os muros da academia, atingindo um público constituído de profissionais envolvidos com o ensino, incorpora-se às propostas curriculares feitas pelas secretarias de Educação de vários estados e, no final da década de 90, ganha uma versão oficial, de âmbito federal, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Verifica-se, porém, um descompasso entre essas teorias elaboradas na academia, durante anos, e a versão que assumem na prática cotidiana de professores dos níveis fundamental e médio de ensino.

Relacionados