Graduando
Tópicos:
A obra de Nadir Zago tem como diretriz principal mostrar os pais como sujeitos ativos no processo de escolarização de seus filhos rompendo com o estigma social que prevê a relação direta entre o fracasso escolar e a condição da classe social na qual o indivíduo encontra-se inserido. Dessa maneira, a autora tem por finalidade compreender a forma com a qual o aluno se sobressai escolarmente mesmo em meio a fatores sociais que desfavoreçam seu sucesso nesse âmbito, ou seja, o objetivo é encontrar os eixos sociológicos que norteiam o sucesso acadêmico de uma minoria e que, portanto, contraria o estereótipo da relação classe social e fracasso/sucesso escolar.
O estudo se volta para outras vertentes deixando de lado os padrões utilizados por sociólogos anteriores, a saber, a renda, ocupação e a escolaridade dos pais e passa a considerar, pois, métodos de análise pautados nas práticas familiares de escolarização. Para isso, Nadir Zago se utiliza das contribuições de autores como Lahire, Laurens, Portes e Viana, com a finalidade de abordas os modelos de análise dos mesmos que os fizeram chegar às conclusões acerca da validade do alcance do sucesso escolar dos alunos. Diferente dos autores citados, Nadir Zago leva em consideração a mobilização do aluno na construção de seu percurso no meio acadêmico e profissional admitindo a existência de outras influências nesse caminho que não se encontrem intimamente ligadas ao fator familiar.
Nesse contexto, há o destaque do papel da mãe no acompanhamento da escolaridade dos filhos evidenciando uma relação dinâmica entre a escola e a vida social do aluno e de sua família funcionando como validadora das ações de ambos como atores sociais mediante as práticas do projeto escolar. É importante ressaltar que, de acordo com a autora,