São Filipe Neri
São Filipe Neri, em italiano San Filippo Neri, nascido em 21 julho de 1515 , em Florença, Itália, morreu no dia 26 de maio de 1595 , em Roma e foi canonizado em 1622. Uma das figuras em circulação durante a Contra-Reforma, São Filipe Neri foi o fundador da congregação do Oratório - atual Instituto do Oratório de São Filipe Neri -, uma congregação de sacerdotes e clérigos seculares.
Sua primeira hagiografia foi escrita de maneira precisa e cuidadosamente cronológica por um de seus discípulos, Antonio Gallonio, por volta de 1600. Originalmente em latim, a obra foi traduzida para o inglês - “The life of Saint Philip Neri” – somente em 2005. Até então, encontrava-se disponível nesse idioma apenas a hagiografia escrita por Bacci que, em decorrência do distanciamento temporal que separava o autor de seu objeto de estudo mostrou-se sensivelmente menos rica em detalhes em comparação à primeira.
Um dos quatro filhos do tabelião Francesco Neri, aos dezoito anos Filipe foi enviado para a cidade de San Germano , para viver com um parente comerciante sem filhos para se tornar seu aprendiz e herdeiro. Logo após sua chegada à nova cidade, uma experiência mística que Filipe viriam a caracterizar como sua conversão modifica completamente sua vida. Ele deixa a cada de seu parente para se tornar um eremita e viver de caridade e pregação. Querendo ser tornar missionário nas Índias, Filipe parte para Roma sem dinheiro ou plano, se entregando à providência Divina, para se juntar ao grupo de Jesuítas do Padre Inácio de Loyola. Em Roma, ele encontra abrigo sob o telhado de um ex- florentino, Galeotto Caccia, que lhe ofereceu um sótão e o suficiente para suprir suas necessidades básicas, em troca Filipe daria lições aos seus dois filhos.
Após algum tempo de reclusão, Filipe passou a dedicar seu tempo livre aos estudos teológicos no Mosteiro de Santo Agostinho. De repente, movido por uma espécie de alerta interior , ele abandona seus estudo e se lança numa