PLANO PARA EVENTO NA ESCOLA
Centro de Ciências Biológicas e da saúde
Departamento de biologia
Discentes: Jenifer Rayane R de Jesus e Lais De Jesus Carvalho
PLANO PARA EVENTO NA ESCOLA
1- INTRODUÇÃO
A sexualidade é um tema presente na vida do ser humano, que o acompanha desde o seu nascimento por toda sua existência. Sendo assim, no cotidiano escolar não poderia ser diferente. Ela se manifesta na escola independente da vontade docente, pois está presente em conversas, brincadeiras, piadas, namoro e até na sala de aula (FERREIRA & ARAÚJO).
Dessa forma percebe-se que esse tema é muito importante na vida do indivíduo que muitas vezes não tem informações necessárias apenas no seu círculo familiar, onde na maioria das vezes ainda é tratado como um tabu. Em outros casos é notória ainda a dificuldade de tratar do assunto abertamente. É necessário que estes reconheçam o seu corpo e o porquê e para quê ocorrem modificações comuns na fase da puberdade.
No Ensino Fundamental os alunos de 8° ano iniciam o estudo do corpo humano onde deve ser discutido o tema sexualidade (ALTMANN, 2005). O aumento nos casos de gravidez na adolescência e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), crescentes nas últimas décadas, principalmente pela falta de conhecimentos básicos do assunto também foi um importante fator que viu a necessidade deste ser debatido no contexto escolar. O desconhecimento sobre o assunto não evita que este ocorra, ao contrário a correta e madura discussão possibilitará que o indivíduo reconheça, evite e respeite a si mesmo e ao próximo.
2- JUSTIFICATIVA
O corpo humano é um tema abordado no 8° ano do Ensino Fundamental, tendo em vista a necessidade de ser discutido em sala de aula. Torna-se crível um maior aprofundamento e consequente conhecimento do aluno(a) sobre seu próprio corpo, possibilitando desenvolvimento e o início de Atividades Sexuais com responsabilidade e respeito ao próximo.
3- OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Elucidar questões que