Processos gerenciais
ATPS – Processos Gerenciais
INTRODUÇÃO 3
PLANEJAMENTO 4
OS TIPOS DE PLANEJAMENTO 4
ORGANIZAÇÃO 5
DIREÇÃO 6
CONTROLE 6
EVENTO SOCIAL 6
POSSÍVEIS FALHAS 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
Algumas de nossas ações necessitam de planeamento, mas muitas não. Em nossas atividades diárias, estamos sempre agindo, e antecipamos os resultados de nossas ações, mesmo que não estejamos completamente cientes dessa antecipação. Mas agimos com muito mais freqüência do que planejamos, poucas vezes temos consciência de estarmos executando um processo de deliberação antes da ação. Apresentaremos então a importância do planejamento, sua tipólogia, como a utilização de ferramentas como a de organização e direção, para o acançar com o sucesso o objetivo almejado.
PLANEJAMENTO
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial futuro, realivaliando todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação.
OS TIPOS DE PLANEJAMENTO
Levando em consideração o nível de competitividade no mercado, o ambiente organizacional deve ser constantemente planejado. Isso ocorre porque as empresas da atualidade vivem em um ambiente turbulento, marcado por oscilações, concorrência. As organizações são facilmente entendidas em sua forma hierárquica visualizando a famosa pirâmide organizacional, que divide a organização em três níveis hierárquicos: o estratégico, o tático e o operacional. O nível estratégico corresponde ao nível mais alto da pirâmide organizacional, representado pela cúpula ou alta administração detentora das habilidades