A Doutrina Social da Igreja na Paróquia do Campo Grande
Religião - 11º Ano C - Professor Vasco Condado
Gonçalo Ludovice, nº 4
Mª Francisca de Sousa e Alvim, nº
Rita Jóia, nº
Índice
1. Introdução
2. A Paróquia do Campo Grande
2.1. Breve história
2.2. Acção Social
3. A Doutrina Social da Igreja
4. Conclusão
1. Introdução
O presente trabalho surge no contexto de uma visita de estudo à ao Centro Social Paroquial do Campo Grande, no âmbito do estudo da Doutrina Social da Igreja em aula.
Assim sendo, foi-nos proposto que reflectíssemos sobre de que forma é o Centro Social Paroquial do Campo Grande um agente para a aplicação dos princípios e valores almejados na Doutrina Social da Igreja.
Para esse efeito, o trabalho iniciar-se-á com uma contextualização histórica da paróquia, seguindo-se uma explicação do funcionamento dos mecanismos de Ação Social da paróquia, nomeadamente o Centro Social Paroquial. No segundo capítulo, debruçar-nos-emos sobre a Doutrina Social da Igreja, fazendo igualmente uma contextualização histórica e também um breve esclarecimento acerca da evolução do pensamento desta doutrina, bem como os princípios e valores fundamentais que a guiam. Finalmente, procuraremos concluir então como se conjugam estes dois capítulos, ou seja, de que forma é o Centro Social Paroquial um exemplo da Doutrina Social da Igreja nos dias de hoje.
2. A Paróquia do Campo Grande
2.1. Breve história
No seculo XVI o campo grande era situado no campo de alvalade, na altura, subúrbios de lisboa, local onde, em 1755, devido ao terramoto, foi destruída, quase por completo, uma pequena ermida da invocação dos três santos reis que constitui a origem da atual igreja dos santos reis magos, igreja paroquial do campo grande.
A reconstrução da mesma deu-se no final do seculo XVII, a partir de 1778 graças aos donativos privados, receitas de