Pim INFO ABC
Trabalho Individual
Disciplina Prática de Ensino / Estágio Supervisionado
Assunto
Caracterização da Escola Estadual José Chediak
Caracterização da Comunidade do Parque São Lucas-SP
(comunidade onde a escola está inserida)
Lohaine Abe
RA 1130031
Pólo Jardim Anália Franco, em São Paulo-Capital
Abril 2012.
Caracterização da Escola Estadual José Chediak
Escola Estadual “José Chediak”, breve histórico
O Grupo Escolar do Parque São Lucas, foi criado pelo Decreto de 17.698 de 24 de julho de 1951. Localizava-se na Praça São Lucas s/n.º considerada, na época, zona rural, e foi instalado em um galpão de madeira.
A escola começou a funcionar com seis classes sob a direção interina da professora Nilde Bellis. Em abril de 1960, assumiu a direção efetiva o professor Reynaldo de Maria Freitas e Silva, que permaneceu até 1967. Durante sua gestão aconteceram dois fatos importantes:
Em 27 de fevereiro de 1962, o Grupo Escolar do Parque São Lucas mudou-se para o novo prédio na Estrada do Oratório (atual Avenida do Oratório) n.º 2.320, aonde funciona até hoje. Em 26 de maio de 1962, passou a chamar-se Grupo Escolar “José Chediak”, pelo Decreto 40.144.
Em 29 de janeiro de 1976, pela resolução SE 24/76, ocorreu a integração do Grupo Escolar “José Chediak” com o II Ginásio Estadual do Parque São Lucas. Constituiu-se, então, a Escola Estadual de 1.º Grau “‘José Chediak”.
Quem foi José Chediak, patrono da Escola
José Chediak, nasceu em 16 de outubro de 1918, na cidade de Muzambinho, Minas Gerais. De família modesta, viveu com simplicidade. Antes de vir para São Paulo, foi operário.
Ele ingressou na vida pública por volta de 1953, como presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Vidros e Cristais e Espelhos do Estado de São Paulo, e foi reeleito sucessivamente.
Sua projeção no cenário político não marcava somente desvio de seu campo efetivo da luta em prol de sua própria