graduando
Professora:
Aluno: Filho, A.
Dominância Lateral x Lateralidade
Dominância Lateral é a forma com que se denomina a capacidade que temos de realizar tarefas que exigem certo grau de habilidade com um dos lados do corpo em detrimento do outro. Movimentos que exigem mais precisão ou força, como por exemplo, escrever. Isso se deve pelo fato de termos o celebro dividido ao meio em uma linha vertical que o separa em dois hemisférios, “esquerdo e direito” onde sempre há a predominância motora de um dos lados.
A Dominância Lateral ocorre de maneira que se o lado dominante do celebro for o lado esquerdo, a pessoa será destra tendo maior facilidade de execução de tarefas do seu lado direito, e se o lodo dominante do cérebro for o lado direito a facilidade ocorrerá do lado esquerdo a pessoa assim é denominada, sinistro ou canhoto.
Existem pessoas que tem habilidades similares com os dois lados do corpo estes são denominados ambidestros e existem também aquelas com dominância cruzada. Que são aquelas pessoas que possuem facilidade com membros superiores de um lado e inferiores de outro.
E por último a Dominância Lateral indefinida, quando a criança já se encontra em idade de cinco a seis anos e a preferência lateral ainda não se estabeleceu.
Já a Lateralidade vem da noção dos lados direito e esquerdo, e é adquirida pela criança até mais ou menos seis anos. Lembramos que esta noção deve ser avaliada em si mesmo, no outro (com a pessoa virada de frente, para ser verificado se a criança não espelha), e no meio, girando a pessoa 360º, pois o corpo muda toda a direção do espaço.