MIX DE MARKETING
A composição do marketing-mix, afirma Pipkin (2009), aborda a necessidade do diagnóstico interno da organização, analisando seu conjunto de recursos, capacidades e habilidades, permitindo que a empresa possa identificar forças e fraquezas. A empresa deve localizar suas competências essenciais que lhe permitem oferecer determinado benefício a um grupo selecionado de clientes estrangeiros. Do ambiente externo emana uma série de oportunidades e ameaças. Nesse sentido a empresa implementa sua estratégia, formulando estratégias de produto, preço, distribuição e promoção. Buscando com essas estratégias criar no mercado externo uma posição distintiva, exclusiva, que seja sustentável ao longo do tempo e de difícil reprodução pela concorrência.
Kotler (1999) define mix de marketing como o conjunto de variáveis controláveis de marketing que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado alvo. Consiste em todas as ações da empresa com a intenção de influenciar a demanda por seu produto.
Desta forma pode-se conceituar que: “O mix de marketing internacional é o conjunto de equilibrado e complementar dos diferentes mixes, estruturados de maneira planejada, constantemente gerenciada, formando um portfólio ideal”. (KUAZAQUI, 2007, p.76).
São quatros as variáveis controláveis segundo Kotler (1999), conhecidas como quatro Ps: produto, preço, praça e promoção. Produto é a combinação de bens e serviços ofertados pela empresa ao mercado alvo. Preço é a soma de dinheiro que os clientes têm de pagar par obter determinado produto ou serviço. Praça envolve todas as atividades da empresa que possibilitam que o produto esteja disponível para os consumidores alvo. Promoção significa todas as atividades que comunicam os detalhes do produto e persuadem os clientes a adquirir tal produto.
A empresa pode diferenciar sua oferta diante dos concorrentes, conforme Marcovitch (2001) por meio da aparência visual,