Graduando
Leis de Kirchhoff
As leis de Kirchhoff consistem em duas leis relacionadas com circuitos elétricos, que foram formuladas pela primeira vez pelo físico alemão Gustav Robert Kirchhoff.
Formam a base do cálculo das relações de correntes e tensões.
Assim, a primeira lei de Kirchhoff ou lei dos nodos (ponto da rede onde convergem três ou mais condutores) ou ainda lei da intensidade estabelece que a soma algébrica das intensidades das correntes que convergem num nodo é nula. Esta lei baseia-se na lei da conservação da carga elétrica.
Para aplicá-la é necessário arbitrar um sinal para a corrente elétrica: as correntes que se aproximam do nodo são positivas e as correntes que se afastam do nodo são negativas.
A segunda lei de Kirchhoff ou lei das malhas (qualquer percurso fechado do circuito, compreendido entre vários condutores) ou ainda lei da tensão estabelece que em qualquer malha, a soma algébrica das forças eletromotrizes é igual à soma algébrica das diferenças de potencial nos diferentes ramos que constituem a malha. Esta lei baseia-se na lei da conservação da energia.
Para aplicar esta lei é necessário arbitrar um sentido positivo (sentido de circulação).
A corrente que tem este sentido é positiva, caso contrário é negativa. A força eletromotriz é positiva se debitar corrente no sentido da circulação, caso contrário é negativa.
Prática
Materiais utilizados
Placa prontoboard,
Multímetro digital,
Resistores: 1kΩ; 1,5kΩ, 3,3kΩ, 3,9kΩ
Fonte tensão contínua
Cabos de conexão.
Realizamos 2 circuitos, conforme detalhamento abaixo.
1º circuito
Nesse primeiro circuito medimos a corrente que passa por cada ramo do circuito, a tensão em cada resistor.
Podemos observar que o somatório das correntes que entram é o mesmo da resultante de saída: 12,3+4,2 = 16,5 mA. Ou seja quando a corrente passa pelo nó ela se divide entre os dois ramos.
Is = IR1+ IR3 ; logo Is - IR1- IR3=0