resenha o primo basilio
A presente resenha critica, foi baseado no livro o primo Basílio de Eça de Queiroz, que retrata a história de Luiza, jovem casada, sonhadora e ociosa da sociedade de lisboa, que acaba envolvida por Basílio, seu primo, com quem se reencontra, após anos de distancia.
A obra de Eça de Queiroz e fiel a realidade da época. O livro “O primo Basílio” se divide em 16 capítulos com 384 paginas de drama que se desenrola em Lisboa com a história de Luiza. Luiza uma mulher burguesa sem afazeres, sem filhos com seu marido Jorge, e entediada sempre, lê romances e se sente “viúva” com a ausência do marido, que esta em uma viagem a trabalho. Luiza recebe uma visita inesperada, a visita de seu primo Basílio, o primo fora seu namoradinho da adolescência e depois de muitos anos retorna a Lisboa (segundo ele) no intuito de revê-la.
Basílio aproveitando-se da ausência de Jorge envolve Luiza em um romance às escondidas em um lugar chamado “paraíso”. Juliana empregada de Luiza sente muita inveja da vida da senhora sua patroa, tendo todo aquele conforto e ela ali trabalhando dia e noite.
Muitos anos a servi-la, então Juliana descobre a correspondência trocada por ambos e chantageia a patroa.
Após sofrer muitas humilhações e ter que se submeter aos caprichos da cruel criada, Luiza consegue ajuda de um amigo para reaver as cartas; e Juliana, pressionada a entrega-las, com as ameaças, acaba morrendo do coração.
Após tanto sofrimento Luiza adoece. Basílio se encontra longe de Lisboa. Jorge regressa ao lar. certo dia, chega uma carta do primo Basílio para a esposa e o marido ler e toma conhecimento de tudo.
Desesperado e sofrendo muito, ainda assim Jorge perdoa Luísa. Ela piora muito ao saber que seu marido descobrira tudo o que fez de errado, e vem a falecer. A reação de Basílio, ao saber da morte de Luiza e de lamento, não por ter sentimento por ela, mas sim por quer perdera só, mas uma diversão para ele.
O livro como um todo deve