Graduando
Desde o começo , nas antigas civilizações sempre houve um grupo dominante que também dominava a escrita , esse grupo dominante ( rei , nobreza , clero ) criavam suas leis através da escrita para que com elas pudessem controlar as camadas sociais de menor poder ( lavradores , mulheres , escravos , camponeses ) para que esses aceitassem suas vontades , obedecendo fielmente as tais leis .
Analisando os vários textos apresentados em sala de aula , podemos perceber o nobre padrão que esta no conteúdo do Texto " Código de Hamurabi " , aonde em seu prólogo existe uma espécie de propaganda , cheia de elogios para com o rei , seguido de suas leis que são seguidas pelo povo , e então as bênçãos e maldições , que são usadas para aqueles que obedecem e desobedecem as tais leis . Este modelo também pode ser visto no texto " O velho testamento ".
A razão do prologo dos textos serem feitos de elogios , era apenas uma forma de ressaltar a grandeza do governante , mostrando que ele seria um escolhido de deus para impor as leis ao povo , para que o mesmo seguisse fielmente sem tentar ir contra os princípios . Já as leis eram compostas de dois fatores , prótase e apodase aonde poderemos usar um exemplo que mostra :
"Se um awilum lançou contra um ( outro ) awilum ( uma acusação de ) feitiçaria mas não pode comprovar : aquele contra quem foi lançada ( a acusação de ) feitiçaria irá o rio e mergulhará no rio. Se o rio o dominar , seu acusador tomará para si sua casa. Se o rio purificar aquele awilum e ele sair ileso : aquele que lançou sobre ele ( a acusação de ) feitiçaria será morto e o que mergulhou no rio tomará para si a casa de seu acusador "
Nessa lei do " Código de Hamurabi " existem duas prótases e duas apodase , já que existem duas causas e duas soluções .
No tempo antigo , era comum que as elites cobrassem altos impostos , e muitas pessoas facilmente se individavam , e se caso não conseguissem pagar a tal divida com