POR QUE SE ENSINAR HISTORIA HOJE?
Primeiramente e importante ressaltar que e fundamental se estudar historia, pois e estudando o passado, que você consegue entender o presente e compreender o futuro.
Um exemplo disso e as políticas afirmativas, onde podemos citar o sistema de cotas, que para entendemos e termos ideia da dimensão deste tema e fundamenta que tenhamos a compreensão do passado para entendermos o presente, e somente assim conseguiremos refletir sobre o tema, sobre os direitos adquiridos, sobre seus avanços, retrocessos e construirmos de fato uma opinião como cidadãos críticos e conscientes, e é através da escola que nos formaremos cidadãos críticos, conscientes e democráticos.
Nosso papel como professores e trabalhar o ensino de historia contemplando principalmente as sociedades contemporâneas, pois elas e mais fáceis de serem compreendidas pelos alunos, principalmente se trabalharmos inicialmente através da historia local dos alunos.
O ensino de historia também e fundamental, pois traz abertura para a interdisciplinar como, por exemplo, a geografia. O ensino de historia ao longo dos anos abriu mão da cronologia, fazendo com que o fundamental para a aprendizagem do aluno deixa-se de ser decorar datas de fatos históricos e abrindo espaço para que o fundamental seja que o aluno consiga conciliem fatos históricos.
Durante muitos anos e ate mesmo nos dias atuais existe uma grande disputa sobre o que ensinar em historia, uma disputa principalmente política, pois a disciplina escolar historia estar fortemente relacionada á formação do cidadão e a construção de identidade, e a escola e uma grande reprodutora de conhecimento e muitas vezes a forma de transmissão de conhecimento pode alienar seus alunos tanto para coisas positivas quanto para negativas e o alunos como futuros cidadãos e de grande interesse do governo politizar o currículo escolar para influenciar sobre o que deve ser ensinado na disciplina.
E importante também ressaltar que a