Graduanda
PERCEPÇÃO E MEMÓRIA
Rio de Janeiro
2014 / 1
I. INTRODUÇÃO
Para o design funcionar bem devemos considerar não apenas o elemento único, mas como a totalidade é percebida. É assim que podemos definir a Teoria da Gestalt, uma questão de percepção. Nela existem algumas regras como: proximidade, similaridade, continuidade, figura e fundo e leis que nos fazem entender como percebemos os elementos. Os princípios da Gestalt podem ser úteis para descobrirmos como funciona a visão ao perceber o mundo ao nosso redor e por que algumas formas ou elementos são mais eficientes que outras.
II. DESENVOLVIMENTO
Aplicação no adulto
Ana - 27 anos
Mostrei a imagem a Ana e perguntei o que ela via. Ana riu bastante e perguntou se era sério, eu confirmei e então ela disse: "Um casal transando dentro de uma garrafa de vidro".
Perguntei se ela era capaz de identificar outro desenho na imagem além desta e não acreditava que existia outra possibilidade além daquela que ela tinha visto. Pegou o desenho, curiosa e ficou uns 3 minutos olhando. Me pediu uma dica e eu disse a ela para tentar focar nas partes mais escuras. Então, quase um minuto depois ela me perguntou se eram golfinhos e eu confirmei.
Aplicação na criança
Henrique - 4 anos
Mostrei a imagem a ele e pedi pra me dizer o que via, que ele poderia dizer qualquer coisa que visse, que não haveria problemas. Ele ficou envergonhado e ficou quieto. Eu o encorajei a dizer o que via e ele me disse que via "um casal se beijando" com uma voz baixa, bem tímido. Falei a ele que não tinha problema o que ele viu e que se ele conseguia ver outra coisa, além disso. Ele olhou por um tempinho e sinalizou que não com a cabeça.
III. CONCLUSÃO
Achei a atividade muito interessante. Em meu estágio mostrei a vários adultos, de forma superficial, e muitos tiveram dificuldade de ver o golfinho. Acho que isso