Questionário Processo de Desenvolvimento de software
1) O software tornou-se uma questão crítica para as empresas? Por quê?
R:. Sim. Porque em 1970 não existia faculdade de informática e os programadores não tinham experiência, então os softwares ficavam diferentes do que os usuários pediam, não faziam o desenhos do sistema, não testavam o sistema e por essa ocasião os programas não rodavam direito e alguns “clientes” não queriam mais usar o programa por causa dos erros e por causa da demora para fazer a manutenção.
2) O que é crise do software?
R:. A crise do software foi um termo utilizado nos anos 70, uma vez que a engenharia de software era inexistente. A crise referia aos softwares desenvolvidos na época que apresentavam em sua maioria uma qualidade inferior e custos superiores ao previsto.
3) Quais os principais fatores que contribuíram para a Crise do Software?
R:. A sofisticação do software ultrapassou a capacidade de construir programas que extraiam o potencial do hardware, a capacidade de construir programas não pode acompanhar a demande de novos programas, limitação da capacidade de manter os programas existentes, causada por projetos ruins e recursos inadequados.
4) Quais as principais reclamações dos “clientes” de software?
R:. Software inadequado o cliente(má qualidade); Péssimas estimativas de prazos e custos(dificuldades em prever o progresso durante o desenvolvimento); Inexistência de dados históricos sobre o processo de desenvolvimento; Produtividade não tem aumentado tanto quanto demanda; Comunicação ineficaz e ineficiente; Carência de conceitos quantitativos sobre qualidade, confiabilidade, reusabilidade; Software existente e de difícil manutenção.
5) Hoje em dia a situação é a mesma da Crise do Software? Quais as diferenças?
R:. Não, pois hoje em dia existem diversas formações na área de informática e os profissionais dessa área estão cada vez mais qualificados e treinados para melhor manuseio dos programas, podendo assim fazer um programa de acordo com o que o