ANÁLISE DO PROCESSO DE TESTE DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA
EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
[AUTOR]
ANÁLISE DO PROCESSO DE TESTE DE UMA INSTITUIÇÃO
FINANCEIRA
São Paulo
Maio/2012
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS
EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
[AUTOR]
ANÁLISE DO PROCESSO DE TESTE DE UMA INSTITUIÇÃO
FINANCEIRA
Monografia apresentada à Escola Politécnica da
Universidade de São Paulo para a obtenção do
Título de Especialista em Gestão da Tecnologia da
Informação.
ORIENTADOR: André Leme Fleury
São Paulo
Maio/2012
II
RESUMO
O processo de teste de software destina-se a mostrar que um sistema está atendendo as expectativas do cliente. Esse processo envolve algumas atividades como inspeções e revisões em cada fase do processo de desenvolvimento, desde a definição dos requisitos até a entrega do sistema (SOMMERVILLE, 2005).
Este trabalho tem como objetivo identificar os principais pontos problemáticos do processo de teste dos sistemas em uma instituição financeira. Para se conhecer as melhores práticas existentes, houve um levantamento bibliográfico sobre as mais conceituadas práticas e técnicas das atividades de teste de software. Com a finalidade de se conhecer os processos de teste da instituição, uma pesquisa quantitativa exploratória foi elaborada e enviada a 20 profissionais da área de desenvolvimento de sistemas.
As 17 respostas obtidas foram analisadas e confrontadas com o levantamento bibliográfico, os itens que apontavam divergência entre a instituição e a literatura foram marcados como pontos que necessitam de melhoria no processo de teste dos sistemas. Houve a elaboração de uma proposta com ações de melhoria no processo de teste dos sistemas para cada um dos dez itens identificados.
Com a aplicação das práticas sugeridas através deste estudo, espera-se obter um ganho substancial de qualidade dos sistemas, consequentemente, diminuição da sobrecarga sobre a equipe de sustentação e aumento da satisfação do cliente.