graduado
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o Mito da Caverna de Platão, levando em consideração aspectos relevantes como a própria filosofia na busca da realidade para o estudo. A partir da leitura da obra e percebemos seu valor para contemporaneidade, e pudemos perceber como a obra continua atual mesmo tendo sido escrita há muitos séculos.
Este trabalho foi baseado nas referências que pudemos ter alcance, conquanto, também utilizamos os conceitos apreendidos nas aulas que nos deram fundamento as discussões propostas ao longo de nossa reflexão. Para tanto foi o trabalho é baseado principalmente em A República de Platão (1956) e Chauí (2003) e fazendo uma breve explicitação a respeito do que é mito e o Mito da Caverna, e finalmente refletindo sobre a relação do mito da caverna com a sociedade atual.
2 O MITO DA CAVERNA
Inicialmente faremos um breve relato sobre o que um mito e indagações prévias sobre o mito da caverna e a sociedade atual, mostrado que apesar de ter sido escrito há vários séculos ainda continua atual.
Um mito (do grego antigo μυθος "mithós") é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do mundo e do homem por meio de deuses, semideuses e heróis, na maioria das vezes com criaturas sobrenaturais. Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do Homem, como por exemplo, cerimônias, danças, orações e sacrifícios.
O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns, consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso de diversas comunidades. No entanto, até acontecimentos históricos se