Graduado
JOSÉ ERIVALDO ALVES DA SILVA
MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS
RESUMO
A Lei Federal nº 10639/03 tem como objetivo geral analisar as contribuições decorrentes da promulgação da Lei Federal nº10639/03, investigando as práticas pedagógicas e a compreensão de docente e discente a cerca da valorização da cultura africana e redução do preconceito racial no âmbito educacional garantindo ao aluno negro o direito pleno da cidadania, bem como sua valorização em quanto ser humano e cidadão. Para tanto foi necessário desenvolver os seguintes processos metodológicos: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA em textos, artigos, livros, jornais ,revistas e em rede(internet); DOCUMENTAL a cerca da referida Lei e ainda na Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB).
Palavras-Chave: Prática pedagógica- Cultura Afro-Brasileira – aluno negro - educação
1. INTRODUÇÃO
Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapazes de se defender.
No espaço escolar, a prática do bulling, normalmente acontece, seja de forma direta ou indireta, violência esta que agride certos alunos, tornando-os infelizes pela pressão psicológica ou até mesmo pela agressão física sofrida. Eventualmente, os alunos considerados negros, homoafetivos, indivíduos com uma massa corporal acentuada, nível de pobreza, entre outros, são de certa forma mais atingidos pela prática do bullyng. Por se tratar desta prática (bullyng) em alunos negros são resquícios de um processo de colonização em território brasileiro, onde o homem negro serviu de escravo, fato este que acentua a discriminação racial até os dias atuais. E, nas escolas, onde não se trabalha nos currículos a questão racial como forma de inibir práticas racistas ou qualquer outra forma de discriminação o