Paradigmas de linguagem de programação
Linguagem funcional: é um paradigma de programação que trata a computação como uma avaliação de funções matemáticas e que evita estados ou dados mutáveis. Ela enfatiza a aplicação de funções, em contraste da programação imperativa, que enfatiza mudanças no estado do programa.
Programação estruturada: é uma forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: seqüência, decisão e iteração.
Linguagem orientada a objetos: também conhecida como Programação Orientada a Objetos (POO) ou ainda em inglês Object-Oriented Programming (OOP) é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos.
Linguagem natural: O termo língua natural é usado para distinguir as línguas faladas por seres humanos e usadas como instrumento de comunicação daquelas que são linguagens formais construídas. Entre estas últimas contam-se as linguagens de programação de computadores e as linguagens usadas pela lógica formal ou lógica matemática.
Programação Lógica: é um paradigma de programação que faz uso da lógica matemática. O sentido da programação lógica é trazer o estilo da lógica matemática à programação de computadores.
Programação imperativa: são um paradigma de programação que descreve a computação como ações (comandos) que mudam o estado (variáveis) de um programa. Muito parecido com o comportamento imperativo das linguagens naturais que expressam ordens, programas imperativos são uma seqüência de comandos para o computador executar.
Tipos de Linguagem de Programação
Prolog, haskell, miranda, sql, são exemplos de programação declarativa que descreve-se ao computador um