“Uma reflexão sobre o Trabalho e a Educação Profissional no Brasil”
“Uma reflexão sobre o Trabalho e a Educação Profissional no Brasil”
O artigo estudado refere-se à educação profissional no Brasil, analisando as orientações legislativas referentes ao tema e o reflexo deste segmento educacional no desenvolvimento da sociedade. O objetivo do artigo é redefinir os objetivos da educação profissional, tendo em vista as novas exigências do sistema produtivo.
A educação profissional oferece cursos direcionados para a formação de profissionais, preparando-os para o mercado de trabalho em diferentes níveis, sendo: básico para indivíduos que possuam qualquer nível de instrução, nível técnico para alunos cursando ou que tenham concluído o ensino médio e nível tecnológico para as pessoas que já concluíram o ensino médio. O objetivo é a capacitação e a atualização permanente de profissionais atuantes ou fora do mercado de trabalho.
Considerando a carência por profissionais preparados para atuar em segmentos que buscam por técnicos e tecnólogos, a formação profissional é considerada um elemento fundamental para o desenvolvimento do país. O governo, que demonstra preocupação com relação à geração de emprego e renda, busca nos cursos profissionalizantes de curta duração um investimento para alcançar o equilíbrio socioeconômico.
Os cursos de curta duração são especialmente elaborados pensando em preparar profissionais para o mercado de trabalho ou oferecer novas possibilidades de atuação para aqueles que desejam mudar de ramo. Há também a busca por especialização para os profissionais que já atuam mas preocupam-se em manter-se preparados para as exigências do mercado de trabalho, que requer qualificação constante.
Porém, antes de pensar na educação profissional é necessário ter uma boa formação básica, considerando que noções de ética e cidadania são itens imprescindíveis na formação do indivíduo. Além disso, é preciso ter autonomia para buscar a atualização adequada na fase de profissionalização.