educacao
AMARILDA CIRLENE FARIA REIS
O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS PERSPECTIVAS DE ANÁLISE
NATÉRCIA
2009
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
AMARILDA CIRLENE FARIA REIS
O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS PERSPECTIVAS DE ANÁLISE
Artigo científico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Alfabetização e Letramento.
NATÉRCIA
2009
O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS PERSPECTIVAS DE ANÁLISE
Amarilda Cirlene Faria Reis
RESUMO
O objetivo do presente trabalho é perpetrar um estudo acerca da indisciplina na sala de aula. Para tanto, apresenta-se a titulo de promover reflexões dados sobre a educação e a noção de limites que precisam ser transmitidas às crianças e adolescentes. Visando um melhor entendimento do assunto, são mencionadas as possibilidades de se congregar a indisciplina ao ensino, bem como o papel do professor perante atos indisciplinados. Para completar a proposta de trabalho assumida, aponta-se ao final a pesquisa de campo realizada com a finalidade de observar na prática e na vivência escolar como é o comportamento dos alunos.
Palavras-Chave: Indisciplina, Educação, Sala de Aula.
Introdução
É provável que as novas gerações nem possam dar-se conta, mas até recentemente a criança no Brasil não era encarada como cidadã, como um sujeito de direitos garantidos. Todavia, os últimos anos podem ser considerados fundamentais no sentido da construção social de uma concepção de infância que considere as especificidades infantis. Acompanhando o percurso histórico da legislação brasileira, percebe-se como o caráter das ações destinadas às crianças foi mudando ao longo dos anos. Passando por um período em que se apostava na criança pelo que ela poderia ser no futuro, hoje as leis se aproximam de uma