Jacob Levy Moreno e o Psicodrama
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 HISTÓRIA DO PSICODRAMA E DE JACOB LEVY MORENO 5
1.2 BASES FILOSÓFICAS 8
1.2.1 Método Fenomenológico- existencial 8
1.2.2 Existencialismo 9
1.3 TEORIAS DO PSICODRAMA 11
1.3.1 A teoria do Momento 11
1.3.2 O Encontro 12
1.4 BASES FILOSÓFICAS E AUTORES QUE INFLUENCIARAM O PSICODRAMA 14
1.5 INFLUÊNCIAS DO HASSIDISMO, DO EXISTENCIALISMO E DO TEATRO 17
1.5.1 Teatro 20
1.5.2 Existencialismo 22
CONCLUSÃO 24
REFERÊNCIAS 25
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa busca uma reflexão acerca do Psicodrama, a partir da visão de homem de Jacob Levy Moreno, da história e bases filosóficas do Psicodrama. Aborda as influências do hassidismo, do existencialismo e do teatro juntamente com o Método fenomenológico existencial, a Teoria do Momento e o Encontro.
Apresenta o cruzamento que existe entre a vida do criador desta técnica com a técnica em si, o ato dramático. Moreno vive o teatro em sua vida e encontra nele inspiração para apresentar uma proposta de terapia, foi influenciado inicialmente pela religião, logo se reconheceu na área científica e obteve diversas influências filosóficas, além de estudar e trabalhar com pessoas que propuseram muitas transformações em sua forma de agir e pensar.
Moreno propõe um método terapêutico através do teatro que é muito amplo, que percebe o que se apresenta no momento, que valoriza a espontaneidade e a criatividade em ato. A sociedade necessita de uma ação criativa, articulada e participativa, que viabilize soluções para as questões sociais da atualidade.
O Psicodrama é uma das alternativas adequadas que favorece a realização dos projetos pessoais e grupais. Por isso, está nos contextos onde a ação psicodramática encontra possibilidades de transformação, expandindo os recursos disponíveis dos grupos e de cada indivíduo.