HEPATITE A
5º Período e Biomedicina
Professora:
Acadêmicas: Ana Ruth Santos, Leila Cristina e Luzia Alves
HEPATITE A
Guraraí-To
-2013-
INTRODUÇÃO
Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada.
Esse vírus pode sobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos. Ele é também extremamente resistente à degradação provocada por mudanças ambientais, o que facilita sua disseminação, e chega a resistir durante anos a temperaturas de até 20ºC negativos.
A incidência da hepatite A é maior nos locais em que o saneamento básico é deficiente ou não existe. Uma vez infectada, a pessoa desenvolve imunidade contra VHA por toda a vida.
Pode-se contrair hepatite A se:
Comer ou beber água contaminada por fezes que contenham o vírus da hepatite A (frutas, verduras, frutos do mar, gelo e água são fontes comuns do vírus da hepatite A)
Mantiver contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha hepatite A
Uma pessoa contaminada não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos
Participar de práticas sexuais que envolvam contato oral-anal
O vírus da hepatite A é encontrado principalmente nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada, cerca de 15 a 45 dias antes de os sintomas aparecerem e durante a primeira semana da hepatite A.
Cerca de 3.600 casos de hepatite A são relatados a cada ano nos Estados Unidos. Como nem todas as pessoas com hepatite A apresentam sintomas, o número de pessoas infectadas é bem maior do que mostram os registros ou diagnósticos.
DIAGNÓSTICO
Além de levar em conta os sintomas, o diagnóstico da hepatite A é feito por meio da detecção de anticorpos contra o vírus VHA no sangue ou pela presença de seus fragmentos nas