Graduado
Depois da proposta por parte do professor, de fazer um trabalho para avaliação parcial, onde cada estudante deve escolher o seu tema, desde que seja sociológico, pensem em muitos, mas no último caso, decidi percorrer no tema da família, que julgo pertinente e bastante actual, pois, a nível eclesial estamos vivendo o triénio onde a Igreja sob lema “família, levanta-te e caminha” nos propõe a reflectir sobre a situação da família.
A família é grupo dos grupos da sociedade, pois sem a família nada podemos falar sobre a sociedade. Daí a necessidade de se ter famílias sãs e sadias para uma sociedade harmoniosa, onde reina a interacção, cooperação, solidariedade, justiça social, ect.
Na abordagem desta temática, começamos por conceituar a família, colocamos as possíveis tipologias da família tendo em conta a residência, com ajuda de alguns autores olhamos pela situação actual da mesma e o papel da família na educação da sociedade. Portanto, os subtemas por nós propostos, não esgota o nosso tema, mais por razão didáctica e pedagógicos assim preferimos, pois em realidade, é um tema abrangente, aqui o trataremos superficialmente.
Conceito de Família
A família faz parte do universo de experiências dos seres humanos no decorrer de sua história, do qual todos têm algo a dizer. O conceito de família deriva do latim. Como bem afirma VIANA e NERY (2000,p.22), A expressão família, etimologicamente, deriva do latim família ae, designando o conjunto de escravos e servidores que viviam sob a jurisdição do pater famílias. Com sua ampliação tornou-se sinónimo de Gens que seria o conjunto de agnados (os submetidos ao poder em decorrência do casamento) e os cognados (parentes pelo lado materno)
O conceito família é polissémico, pois, possui variedade de definições, tal como aludimos acima cada um tem algo a dizer sobre a família. De modo