graduada
Módulo: Juros Simples e compostos
Atividade: unidade 4
Título: A transformação do valor do dinheiro no tempo
Aluno: Denize Hebel Chaves
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: POS ADM – turma 200
Introdução
A transformação do valor do dinheiro no tempo só pode ser feita a partir da determinação dos juros, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo.
A matemática financeira é o instrumento que reconhece que o dinheiro tem valor no tempo a sua aplicabilidade está diretamente ligada ao uso de técnicas que permitem conhecer o custo e o retorno das aplicações financeiras os pontos positivos e negativos dos regimes de capitalização existente com o objetivo de gerir investimentos com eficiência possibilitando assim tomadas de decisões baseadas nas melhores formas de capitação e aplicação de recursos de empresas e investidores individuais.
Partindo deste principio avalia-se o real custo do dinheiro ao longo do tempo com racionalidade e conhecimento no mundo dos negócios, uma vez que os custos dos financiamentos, aplicações e captação de recursos dados e recebidos são peças centrais do sucesso empresarial.
Justificativa
Este trabalho fundamenta-se nos princípios da matemática financeira que estuda as mais diversas formas de investimento, relações entre variáveis e problemas basicamente relacionados com entradas e saídas de dinheiro durante o longo do tempo.
O uso de ferramentas gerenciais é a maneira de se analisar oportunidades de investimento e financiamento, comparar alternativas e fazer recomendações baseadas nas melhores práticas financeiras.
Tendo a possibilidade de avaliação de qual dos regimes de capitalização é o mais acertado em determinada situação, poderemos obter mais lucros e trabalharmos num ambiente de sinergia financeira. A definição dos juros simples e compostos e a correta escolha entre a aplicação de um ou de outro nas aplicações financeiras é o que define um projeto de sucesso ou