Governaça corporativa
Com este trabalho pretendemos explicitar sobre a governança corporativa bem como a importância de se aliar gestão de pessoas (RH) à governança corporativa.
2. DESENVOLVIM ENTO
A governança corporativa é relacionada à gestão de uma organização, sua relação com os acionistas (shareholders) e demais partes interessadas (stakeholders). Está baseada em mecanismos de solução de conflitos de interesses entre as partes envolvidas. No Brasil, esse movimento iniciou em meados de 1999, com a criação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do primeiro Código Brasileiro das Melhores Práticas de Governança Corporativa.
É de extrema importância que a Gestão de Pessoas esteja em sintonia com a governança corporativa, pois o objetivo desta não se concentra apenas em disciplinar as relações entre as diversas áreas de uma organização ou com partes externas, mas sim procura possibilitar uma gestão mais profissionalizada e transparente buscando maximizar a criação de valor na empresa. Existem várias formas do RH contribuir com a governança corporativa. Deve-se sempre estar atento às mudanças, De acordo com Bernhoeft (2005) “O RH precisa se antecipar aos novos controladores, conhecer o que já é feito por eles e compreender suas linhas filosófica e estratégica”. Além disso, o mesmo autor cita que cabe a RH saber quais são as orientações da empresa e, se necessário, adaptá-las à realidade da região, sempre tendo e vista que os controladores querem retorno de investimento, e nem sempre por meio de dividendos. Pode ser, por exemplo, por meio da imagem que se constrói junto à comunidade e à sociedade. A gestão de pessoas tem um papel fundamental na governança corporativa quando tem consciência que os acionistas querem lucro com seus investimentos e é nesse momento que o setor tem que ter, no mínimo, “proximidade com a principal figura executiva da organização, pois é por meio desse canal que conseguirá ter acesso a informações sobre