Governança de T.I
01 - Em suas palavras, o que você entende por Governança de TI? Quais os objetivos da Governança de TI?
Governança de T.I são mecanismos que são aplicados para aproximar a Tecnologia da informação, ao negócio da organização. entre os objetivos da Governança, podemos citar:
Incentivar e fomentar a sinergia na organização, no alinhamento a estratégia e na visão da Tecnologia da Informação às estratégias corporativas para melhorar a eficiência e a efetividade dos negócios.
02 - Descreva o que você entende sobre a Lei SOX. Que controles de TI podem ser avaliados por esta Lei?
SOX foi uma lei aprovada em 2002 nos Estados Unidos, após uma séria de escandalos envolvendo empresas públicas, exigindo que os executivos-chefes e diretores financeiros de empresas públicas, atestem a precisao dos relatórios financeiros e também exigindo que as empresas públicas estabeleçam controles internos sobre os relatórios financeiros. os controles de T.I que podem ser avaliados pela SOX: os controles de aplicação de TI que garantem a integridade das transações podem estar diretamente relacionados às garantias financeiras. Controles de acesso, por outro lado, existem nessas aplicações ou em seus sistemas de apoio, tais como: bancos de dados, redes e sistemas operacionais, são igualmente importantes, mas não diretamente para alinhar à garantia das finanças. Os controles de aplicação estão, em geral, alinhados a um processo de negócio que dá origem a relatórios financeiros
03 - Explique, de forma suscinta, o que são as cinco decisões-chave da Governança de TI.
Decisão 1: Princípios de TI: os princípios de TI tornam-se parte do léxico administrativo da empresa e podem ser discutidos, debatidos, apoiados, recusados e aprimorados.
Decisão 2: Arquitetura de TI
Organização lógica dos dados, aplicações e infraestruturas, definida a partir de um conjunto de políticas adotadas para obter os padrões técnicos que serao utilizados
Decisão 3: