Itil v3
Introdução
Os sistemas tecnológicos vêm ganhando mais importância nas organizações e sofrendo avanços notáveis em um curto espaço de tempo, se tornando mais complexos e cada vez mais indispensáveis para saúde dos negócios, trazendo altos investimentos que na maioria dos casos não é o foco do negócio.
Com a mudança do objetivo de T.I e a necessidade das organizações terem maiores controles de suas informações e processos organizacionais, o ambiente de T.I se tornou crítico à sobrevivência do negócio, trazendo preocupações com temas muito pouco discutidos pelos gestores, tais como: segurança, qualidade do serviço, governança corporativa e a disponibilidade dos serviços de T.I.
Para este trabalho, escolhemos o ITIL e o COBIT, por serem os frameworks de governança de TI que mais abrangente o gerenciamento da disponibilidade dos serviços de T.I Acredito que essa junção seja uma boa forma de aplicar a governança de TI a fim promover e garantir a disponibilidade dos serviços de T.I em ambientes críticos
Conceitos Básicos
Governança de T.I
A governança corporativa de T.I busca a excelência do alinhamento de T.I com o negócio através de ferramentas para tomada de decisão. Segundo Weill & Ross (2004), governança corporativa de T.I consiste em uma ferramenta para especificação dos direitos de decisão e responsabilidades, visando encorajar comportamentos desejáveis no uso da T.I.
Podemos resumidamente citar 03 questões básicas tratadas pela Governança de T.I: * Como a diretoria se assegura de que o executivos e a estrutura de T.I irão agregar valor ao negócio? * Como a diretoria irá se assegura de que os investimentos de capital serão aplicados de maneira correta? * Como a diretoria controla os executivos e a estrutura de T.I.
Embora a Governança de T.I possua diversas definições, ela tem o mesmo foco que é o alinhamento de T.I com o negócio, sendo parte integrante da