governança de T.I
Governança de TI
A Governança de TI tem por objetivo administrar e controlar os recursos de TI com a estratégia de alinhar os processos e metas do negócio aos seus. Como ?
Com um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e conseqüentemente alinhar TI aos negócios.
Podemos utilizar alguns frameworks para ajudar em uma Governança de TI Corporativa como ITIL, MOF a norma ISO 20.000 e ISO 38500 e os controles do Cobit, isto ajuda na organização, controle e identificação de melhoria dos serviços garantindo um provedor de serviços mais eficiente, eficaz e que gere resultados para o negócio. Exemplo:
A chave da governança de TI é: integrar ao negócio, avaliar riscos e entregar valor ao cliente:
Fonte: http://www.devmedia.com.br/governanca-de-ti-e-cobit/27577 ;e http://www.issoe.com.br acessado em 29/08/2013
Dez pontos para o desenvolvimento de uma estratégia de Governança de TI
Publicado em 21-maio-2006
As estratégias e o gerenciamento das organizações de TI devem estar focados na perspectiva financeira dos negócios da empresa. Os gastos de TI devem ser constantemente monitorados para avaliar o valor agregado aos processos de negócios da empresa. Infelizmente, algumas pessoas não compreendem esse viés de TI, entendendo que as organizações de TI são meros centros de custos. O desafio dos CIOs é desenvolver e implementar um modelo de gestão que demonstre o valor de TI nas organizações.
Para ajudar no desenvolvimento desse modelo de gestão irei comentar dez pontos que considero importante:
Compartilhar a liderança;
Implantar um