abuso e exploração sexual contra a criança e o adolescente no âmbito familiar.
SERVIÇO SOCIAL
GABRIELA BORGES DA COSTA
PROPOSTA DE AÇÃO.
Formosa do Rio Preto-BA
2011
GABRIELA BORGES DA COSTA.
PROPOSTA DE AÇÃO.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Estagio obrigatorio II)
Formosa do Rio Preto-BA
2011
Apresentação
Este projeto de intervenção configura avaliação primordial da disciplina de Estágio em Serviço Social II. Enfatizando a problemática do abuso e exploração sexual contra a criança e o adolescente no âmbito familiar.
Tendo como proposta desenvolver ações sociais no sentido de transmitir informações e alertar sobre o abuso sexual contra a criança e adolescente, trabalhando com a participação das famílias e das crianças e adolescentes que estão com seus direitos ameaçados.
O abuso e exploração sexual contra a criança e o adolescente existe desde os primórdios da civilização demonstrando uma relação de poder. Tornando-se muito mais freqüente do que imagina a sociedade. Os dados indicam que o cenário do abuso sexual é a família, ou seja, as crianças e adolescentes atingidos são, na maioria das vezes, violentadas por pessoas da própria família ou alguém muito próximo á família.
Segundo Cohen e Figaro (1996):” (...) o abuso sexual deve ser entendido como qualquer relacionamento interpessoal, no qual o ato sexual é veiculado sem o consentimento do outro, podendo ocorrer pelo uso da violência física e/ ou psicológica”
O estatuto da criança e do adolescente (ECA) lei n°8.069 de 63 de julho de 1990, dispõe sobre a proteção integral á criança e ao adolescente, estabelece que crianças e adolescentes são considerados sujeitos de direitos , que vivenciam condições especiais e particulares cujo desenvolvimento físico, mental moral e social deve ser garantido em condições