governança de t.i
RESUMO
A Governança da Tecnologia da Informação (GTI) tem trazido interesse crescente para as organizações, mostrando a importância e a progresso da Tecnologia da informação no século XXI. Com base na Governança Corporativa, a GTI está relacionada com a qualidade na tomada de decisões, buscando assertividade para as expectativas dentro da GTI, facilitando a medição do desempenho, o controle dos riscos e a gestão dos recursos. Normalmente a GTI é considerada uma gestão diferenciada, existem alguns modelos base de referência para a GTI que são dedicados a aspectos operacionais. Este trabalho tem como foco a análise de estudo de caso de implantação de uma ferramenta voltada à gestão de incidentes com lacunas que levaram ao insucesso.
Palavra Chave: Governança da Tecnologia da Informação; ITIL; COBIT.
1 INTRODUÇÃO
A maior parte das empresas que utilizam a Tecnologia da Informação ( TI ) prática algum tipo de modelo de Gestão de Tecnologia da Informação ou Governança de Tecnologia da Informação, mesmo que de maneira informal. Por outro lado nem todas as empresas que usam a Tecnologia da Informação tem um entendimento claro sobre a Governança de TI, não reconhecendo sua utilização ou não praticando modelos formais de Governança de TI. Com base na análise da implantação, utilização e adesão de uma ferramenta de gerenciamento de incidentes que não havia a integração de todos os grupos solucionadores na empresa B2W DIGITAL, será abordado as possíveis causas do insucesso da ferramenta no ambiente corporativo. Ferramenta eficiente, porém não obteve adesão completa por todos os grupos solucionadores da empresa.
Service Desk ineficiente, pois era o ponto único de contato dos solicitantes com os grupos solucionadores na tratativa de problemas, porém não eficaz em vários momentos. Muitos desvios de demandas que não passavam pelo sistema. Este trabalho apresenta algumas propostas de melhorias para a empresa