GOVERNANÇA DE TI
A INFLUÊNCIA DO MERCADO DE CAPITAIS SOBRE A GOVERNANÇA DE TI
A fim de valorizar os ativos das empresas negociados nas bolsas de valores, tem-se buscado atingir os níveis de qualidade exigidos pelas instituições que regulam o mercado de capitais, que implementam mecanismos regulatórios que têm influenciado fortemente a adoção de medidas de governança corporativa pelas empresas.
O estabelecimento de mecanismos que garantam uma maior transparência das informações corporativas e a segregação entre as funções de controle e gestão da organização são os principais efeitos da aplicação destes novos modelos sobre a forma de gestão tradicional.
Créditos livres, oferecidos pelos bancos privados são as fontes principais de financiamento no Brasil, supridos pelos bancos estatais e de desenvolvimento. Existe potencial para se oferecer recursos para financiamentos de projetos de longo prazo, atuando como um fornecedor de crédito de menor porte.
A falta de interesse que o mercado de capitais desperta deve-se à atração pelas altas taxas de juros oferecidas pelas demais opções de investimento, a cultura empresarial, falta de transparência na gestão organizacional e dificuldades em se estabelecer a abertura de capital. Os investidores relutam em comprometer seus recursos por um longo período. Como os investimentos de maior porte requerem a alocação de recursos por um longo prazo, os mercados de capitais tornam-se uma alternativa atraente.
Constitui um desafio para a gestão de mercado de capitais implementar arranjos que protejam os provedores de recursos, de modo que estes cedam seu capital a partir de garantias de seus direitos.
Maiores condições de divulgação de informações aumentam o nível de controle dos processos de gestão. O novo ambiente que rege o mercado de capitais implica em mudanças nas estruturas organizacionais das empresas.
As mudanças afetam os departamentos de TI não só pela necessidade de suportar as novas práticas, como passam a se submeter a