Técnico Superior de Comunicação
O presente documento é uma análise de conteúdo às notícias publicadas sobre a ... durante o ano de 2011. Para o efeito foram estudadas 255 notícias, na sua quase totalidade provenientes
do
serviço
de
clipping
media
monitor,
no
período
compreendido entre 5 de Janeiro e 21 de Dezembro. Este estudo tem como objectivo identificar o que foi dito sobre a ...., quais os principais temas e como foi a distribuição das notícias ao longo do ano.
2. Metodologia
As notícias foram decompostas em proposições que contivessem algum significado para a .... Deste modo, uma frase poderia ter várias proposições ou nenhuma. Estas foram divididas em positivas, negativas e neutras que, por sua vez, foram analisadas por categorias (Ambiente, Responsabilidade Social, Economia e Geral). Cada uma destas englobava várias subcategorias (ver anexo 1, 2 e 3). Em adição, foi identificado o tema principal de cada notícia.
Através desta análise é possível ter uma visão bastante clara dos temas, distribuição e carácter das notícias. No entanto, este não teve como objectivo contemplar a tiragem de cada meio de comunicação ou o alcance do seu público-alvo, pelo que uma menção num jornal local tem tanto peso como uma menção numa televisão.
3. Análise de Conteúdo
Nos próximos capítulos iremos analisar as notícias, com a descrição das suas características (proveniência, tema e distribuição ao longo do ano) e proposições.
3.1. Características das Notícias
Como se pode ver pela figura seguinte, praticamente metade das 255 notícias analisadas provêm das edições on-line de fontes noticiosas (cerca de 50%), sucedendo-lhe, com 31%, os jornais. Quanto às televisões e rádios, o destaque foi bem menor (9,8% e 9,4%, respectivamente) (Fig. 1).
1
Proveniência das Notícias
60
Internet
49,8
Percentagem
50
Jornal
40
31,0
30
TV
20
9,8
9,4
10
Rádio
0
Fig. 1
Em relação ao número de notícias, Fevereiro e