Governança de ti
Precauções Básicas
É de extrema importância que o Administrador do Sistema e o próprio usuário tome os cuidados necessários para evitar este tipo de acidente.
Outra medida importante, é configurar adequadamente o modo de escrita (gravação) no banco de dados. O Interbase possui dois modos de escrita:
Síncrona e Assíncrona
Síncrona - Dados são gravados em disco imediatamente.
Assíncrona - É a escrita considerada "cuidadosa", pois os dados são gravados assim que a transação for commitada. A desvantagem é que em ambiente de trabalho windows, estas instruções são ignoradas, uma vez que o próprio sistema operacional controla estas tarefas. Em sistemas como Linux e/ou Unix, este tipo de escrita funciona muito bem.
A vantagem deste tipo de escrita é a performance, uma vez que o sistema operacional irá gerenciar o cache de dados. Mas é preciso ter uma política muito boa de backup, para o caso de acontecer algum problema de corrupção.
Na versão 6 do Interbase, assíncrona é a escrita padrão.
Ajustando a escrita gfix -write sync banco_de_dados.gdb //ajusta em modo Síncrono
gfix -write async banco_de_dados.gdb //ajusta em modo Assíncrono
Reparando o banco
Inicialmente, poderíamos utilizar vários programas para proceder com a recuperação do banco de dados, mas o próprio Interbase possui uma excelente ferramenta para isso.
Esta ferramenta é o GFIX que se encontra instalado no diretório BIN do banco de dados, e funciona em linha de comando no Prompt do MS-DOS.
A primeira coisa a ser definida, para facilitar e muito o trabalho, é incluir variáveis de ambiente no sistema operacional, onde iremos definir usuário, senha e localização (path) do GFIX. Para tanto, inclua as