Casa
Docente: Camila weiller
Discente: Viviane A. Cardoso
Cuidados de enfermagem empregados aos pacientes com diagnostico médico de Erisipela.
O cuidado de enfermagem ao paciente portador de erisipela consiste em orientação sobre os cuidados de higiene no que diz respeito a manter os espaços entre os dedos bem limpos e secos, tratando adequadamente as frieiras, evitando e tratando os ferimentos e tentando manter as pernas desinchadas A erisipela é uma infecção grave que requer cuidados essenciais da enfermagem, tornando assim, fundamental o papel do enfermeiro em seu tratamento e evolução. Pois são os cuidados quanto aos curativos,l impeza da pele e orientações sobre a higiene que vão controlar essa infecção e promover uma boa evolução. É de grande importância o papel da enfermagem no que diz respeito às intervenções e orientações ao paciente sobre o auto cuidado, onde a enfermagem tem como especial preocupação a necessidade de ações de auto cuidado do indivíduo, e neste caso a higiene é fundamental para prevenir erisipelas de repetição e, conseqüentemente, complicações como a erisipela bolhosa.
Definição
A Erisipela é uma infecção provocada, geralmente por bactérias do tipo Streptococcus pyogenes grupo A. Quando as bactérias encontram uma porta de entrada nas camadas mais superficiais da pele, elas espalham-se, formando uma mancha avermelhada, que com a evolução da doença vai ficando quente e dolorosa.
A Erisipela pode se desenvolver a partir de uma frieira entre os dedos dos pés, arranhões na pele, bolhas nos pés, coçadura de picada de inseto.
A Erisipela também é conhecida pelos seguintes nomes:
Esipra.
Febre-de-santo-antonio.
Linfagite estreptocócica.
Mal-do-monte.
Mal-da-praia.
Maldita.
Tratamento
No caso de Erisipela no estágio inicial, o portador deve tomar os antibióticos prescritos pelo médico por via oral, elevar o membro acometido e