Diabetes
O meu Diabetes é do tipo1 ou 2?
O Diabetes do tipo 1 ocorre por destruição das células do pâncreas produtoras de insulina e acomete mais comumente crianças, adolescente e adultos jovens magros.
O Diabetes tipo 2 ocorre pela presença de grande resistência do organismo à ação da insulina e geralmente, mas nem sempre, associa-se à obesidade e outras doenças como hipertensão (pressão alta) e dislipidemia (colesterol alto). Mais frequentemente se inicia na idade adulta, mas pode ocorrer também em crianças e adolescente com excesso de ppeso.
Como se trata?
O tratamento de todos os tipos de diabetes baseia-se em três pontos: 1) Dieta equilibrada 2) Realização de exercícios físico regulares; 3) Uso de medicações.
Nos Diabetes do tipo 1, a única medicação eficaz é a insulina,já que o pâncreas não é mais capaz de produzir este hormônio.
Tanto no Diabetes do tipo 2 como no diabetes secundário, podem ser usados medicamentos orais, mais em alguns casos, mas em alguns casos também é necessário o uso de insulina.
No Diabetes gestacional a única medicação que comprovadamente não faz mal ao bebê e, portanto, a única que deve ser utilizada é a insulina.
]
Quais as consequências do diabetes não-controlado?
O controle ruim do diabetes (glicose constantemente alta no sangue) leva a diversas complicações irreversíveis como: retinopatia, que pode levar a cegueira, nefropatia, que pode levar a insuficiência renal com necessidade de hemodiálise, neuropatia, que pode levar a insensibilidade dos pés e riscos de amputação e doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e acidentes vascular cerebral (“derrame