Governança coorporativa na empresa
É um Sistema/normatização pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas; Trata dos relacionamentos entre os chamados “agentes da governança” : acionistas/cotistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal.
A governança corporativa têm o objetivo de preservar e aumentar o valor das organizações, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua longevidade, além de proteger os investidores.
Compliance (Conformidade): estabelecimento de maior rigor nas normas e estatutos; Transparência: comunicações abertas; Democracia acionária: minoritários ativos e representados; Rigor na apresentação de resultados; Gestão Profissional (não ao nepotismo); Exigência: perfis de excelência no comando; Alternância e nomeação, pelos acionistas, de conselheiros independentes.
Transparência; Eqüidade; Prestação de Contas; Responsabilidade Corporativa.
Transparência das informações; Divulgação de Fato Relevante, que impacte nos negócios e que envolvam resultados, oportunidades e riscos; Disponibilizar não apenas as informações que a lei obriga; As informações devem abranger inclusive fatores intangíveis que podem aumentar ou reduzir o valor da empresa.
Partes interessadas (stakeholders) : acionistas, credores, clientes, fornecedores e funcionários; Igualdade e senso de justiça no tratamento de todos os Stakeholders , especialmente de acionistas minoritários.
Os agentes da Governança ( Conselhos Fiscal e de Administração) devem dar conhecimento e assumir responsabilidade pelos atos e omissões praticados no exercício dos mandatos; Prestação responsável de contas. Fundamentada nas melhores práticas contábeis e de auditoria Independente.
Dirigentes devem zelar pela longevidade das empresas, incorporando considerações de ordem social e ambiental de longo prazo na definição dos negócios e operações que visem a sustentabilidade. Conformidade no cumprimento de normas reguladoras : Estatuto