governaca
Ao longo dos anos, a Governanca Coorporativa sofreu uma evolucao, desde que surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos, alcancando, na decada de 90, seu grande apice.
Com a evolução e a importância cada vez maior do estudo da governança corporativa foram surgindo, inicialmente nos países com mercado de capitais mais desenvolvidos, os “Códigos de Melhores Práticas de Governança Corporativa”.
O primeiro desses códigos surgiu no Reino Unido em 1992, como resultado da iniciativa da Bolsa de Valores de Londres (London Stock Exchange), que criou o chamado comitê Cadbury com o objetivo de revisar certas práticas de governança corporativas relacionadas a aspectos contábeis, que deu origem ao The Cadbury Report, publicado em 01.12.92.
Devido à limitação dos temas tratados no relatório preparado pelo comitê Cadbury, foram posteriormente instalados dois novos comitês: comitê Greenbury e comitê Hempel, abordando temas como a remuneração de executivos e conselheiros e as atribuições e responsabilidades do Conselho de Administração.
Vários investidores institucionais estrangeiros também passaram a criar seus próprios códigos com regras de governança corporativa que devem ser adotadas pelas empresas nas quais investem.
Um dos maiores e mais importantes Fundos de Pensão americanos, a CALPERS – Califórnia Public Employees’ Retirement System, preparou um documento denominado Corporate Governance Core Principles and Guidelines, com princípios básicos e regra de governança tais como: independência, funcionamento e avaliação do Conselho de Administração, remuneração de executivos e características dos diretores individuais e direito dos acionistas.
Na mesma linha, a TIAA-CREF – Teachers Insurance and Annuity Association – College Retirement Equities Fund, através de seu Comitê de Governança Corporativa e Responsabilidade Social, edita regularmente um relatório denominado Policy Statement on Corporate Governance, periodicamente atualizado, com regras