GOls
Metodologia de análise: Volumetria de neutralização
MATERIAIS
pHmetro
Agitador e barra magnética
Béquer 100 e 250 mL
Bureta de 25 mL
Pipeta volumétrica 10 e 15 mL
Proveta de 50 mL
REAGENTES
HCl 0,100 mol/L
NaOH 0,100 mol/L
CH3COOH 0,100 mol/L
H3PO4 0,100 mol/L
INTRODUÇÃO
Uma titulação ácido-base envolve uma reação de neutralização na qual um ácido reage com uma quantidade equivalente de base. Construindo uma curva de titulação podemos facilmente explicar como o ponto final desta titulação pode ser detectado. Esta curva pode ser construída através do gráfico do pH da solução em função do volume de titulante adicionado (vide figura 1). O titulante é sempre um ácido ou uma base forte. O analito pode ser tanto uma base ou ácido forte como uma base ou ácido fraco.
A propriedade da solução medida nesta titulação é o pH. Um pHmetro é usado para medir o pH da solução quando o titulante é adicionado progressivamente.
O ponto final da titulação pode ser determinado graficamente ou pela adição de um indicador apropriado. A escolha de um indicador adequado requer um conhecimento detalhado das características do ácido e da base. Através da análise do gráfico pode-se selecionar um ou mais indicadores adequados para cada titulação.
14
2
12
1
10
-log[A]
1/2
8
pHeq.
6
1/2
4
1
2
0
2
0
10
20
Ponto final
30
Volume de T, mL
40
50
PROCEDIMENTO
Antes de iniciar o experimento, aguarde as instruções para operar com o pHmetro. O béquer usado para titulação deve ser limpo depois de cada titulação.
Quando o aparelho não estiver em uso, deixar o eletrodo imerso com água destilada. O pHmetro deve ser calibrado com uma solução tampão antes de iniciar a titulação. Devese tomar cuidado ao manipular o eletrodo de vidro, pois este é extremamente frágil.
1. Titulação de solução de HCl ~ 0,100 mol/L com solução padrão de NaOH 0,100 mol/L. Completar a bureta