amory
“Educação Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da educação.”
Primeiro nossa oração, alguns vídeos e depois iniciamos o módulo, aonde vimos como a educação vem se transformando até os dias de hoje. Não só a educação mas também os campos como a classe operária, os trabalhadores foram perdendo campo para a industrialização e os poucos que permaneceram eram mal remunerados pela classe predominante, a burguesia. Assistimos vários vídeos sobre o assunto.
Este módulo propiciou-me um melhor entendimento do mundo contemporâneo e verificar o mesmo como construído histórica e coletivamente pela humanidade. Verificar o movimento das classes antagônicas em busca da hegemonia da sociedade, em meio a grandes transformações sociais, tais como diversas revoluções, é de extrema relevância para a organização do pensar sociológico. Esses conhecimentos possibilitam-nos reconhecermos-nos como agentes sociais, inseridos e responsáveis por esse processo de transformação.
Depois veio a Revolução Francesa, que ficou conhecida como a “grande revolução” . E a burguesia era a classe que se sentia prejudicada com essa estrutura social.Estudamos sobre grandes pensadores da sociologia moderna, como: Émile Durkheim, Karl Marx e Friedrich Engels, todos com diferentes teorias, mas grandes idéias.
Falamos também sobre John Dewey, professor de Filosofia, que pensava na criação de uma nova escola, verdadeiramente democrática. Seria muito bom se as escolas de hoje, tivesse realmente adotada as teorias de Dewey. Na segunda parte do módulo, assistimos vídeos, um deles nos falava sobre persistência, de nunca desistir de nossos sonhos, este curso mesmo, é um sonho nosso trabalhadores administrativos de Manga, sempre acreditamos que iríamos fazer.
Assistimos um vídeo, onde nos mostra que nos tempos de hoje a industrialização, a tecnologia está substituindo as pessoas no âmbito do trabalho, reduzindo assim a quantidade de trabalhadores.Falamos sobre ideologia, e o seu poder de