Inovação
O conceito de inovação parte desde o século XVII quando Adam Smith começa a estudar a relação entre capital, tecnologia e manufatura, buscando assim uma mudança tecnológica que transforme a divisão do trabalho, competição e acrescente algo a mais dentro da organização.
Porém somente a partir do trabalho de Joseph Schumpeter que se estabeleceu uma relação entre inovação e desenvolvimento econômico.
É necessário o entendimento das pessoas para não confundirem inovação com “processos de inovação”. A inovação tem como sua principal característica de diferenciação o impacto que causará dentro da organização, ou seja, que através do processo proposto haja nitidamente uma mudança significativa na estrutura de preços, na participação no mercado, na receita da empresa ,etc. Já os processos de inovação tem apenas o intuito de manter a mesma competividade no “estado que está” e não de criar novas vantagens.
Necessita-se saber essa diferença para assim aplicarmos corretamente esse método de Inovação adequado para a obtenção dos respectivos lucros que são então esperados.
Veremos e aprenderemos quais os passos ideais para utilizarmos dessa forma de inovar dentro das organizações e com isso alcançarmos o sucesso pessoal e empresarial.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Schumpeter e o capitalismo: inicio da inovação
Joseph Schumpeter por volta 1934 começa seus estudos sobre o capitalismo, onde ele observa a constante mudança no mundo através da Revolução Industrial, e a forma que ele foi afetado pelo sistema de inovação. Segundo artigo de Fernando Nogueira Costa “Schumpeter identificou o capitalismo como uma expressão de inovação, de luta humana e pura e simples destruição, tudo ao mesmo tempo”, estabelecendo uma relação entre inovação e desenvolvimento econômico. Com seu livro
Capitalismo, Socialismo e Democracia", ele descreveu um processo onde "a abertura de novos mercados, estrangeiros ou nacionais, e o desenvolvimento [...]