Função dos elementos da nutrição animal
Funções:
1- Proteínas As proteínas são compostos orgânicos extremamente complexos, de natureza coloidal, formados fundamentalmente por Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio. Às vezes pode conter enxofre na sua constituição e são polímeros de aminoácidos; podendo ser classificadas em simples ou conjugadas. Possui variadas funções no organismo animal:
*Estrutural – São constituintes básicos das fibras musculares, cabelo, ossos, dentes e pele.
*Catalisadora – Elas são capazes de catalisar reações bioquímicas intra ou extracelulares que são necessárias para a manutenção da vida.
*Hormonal – Como exemplo temos a insulina, que é uma proteína sintetizada no organismo e possui a função de regular os níveis de glicose no sangue.
*Anticorpo – Podemos encontrar as proteínas em forma de anticorpo no plasma sanguíneo, como as gamaglobulinas e imunoglobulinas que ajudam a prevenir e combater infecções e doenças.
Ou seja, as proteínas são parte essencial da formação e manutenção do corpo pois estão presente na pele, cabelo, fibras nervosas, nas unhas, nos tendões; e fazem seu papel enzimático (exemplo a enzima amilase) sendo encontradas naturalmente no corpo, mas precisando ser ingeridas diariamente na alimentação. A complexidade das proteínas, que não permite uma identificação ou separação química melhor, por métodos químicos simples, levou a agrupá-las em classes.
As Holoproteínas, também chamadas de proteínas verdadeiras, são subdivididas em:
- Protaminas = solúveis em água, ricas em bases hexônicas, ou seja em arginina, lisina e histidina, não contendo enxofre.
- Histonas = solúveis em água não se coagulam pelo calor, dissolvem-se bem em ácidos muito diluídos ou em soluções de álcalis fixos.
- Prolaminas = insolúveis na água, no álcool a 70º, ricas em prolinas e ácido glutâmico, não contém lisina, nem triptofano. São exclusivamente de origem vegetal, salvo a proteína do leite isolada.
- Glutelinas =