Nutrição de Cães e Gatos
Disciplina: Técnica Cirurgica
Colegiado de Medicina Veterinária
Suporte Nutricional de Cãe e Gatos Hospitalizados
Petrolina, Julho de 2014
Sumário
Definição das necessidades nutricionais individuais
Devido as rações para cães e gatos serem balanceadas e suprirem as necessidades dos animais com relação a energia, proteínas, vitaminas e minerais, diferenciando entre si no teor de água, por isso quando se necessita suprir as necessidades individuais dos animais fazendo visando a restauração do estado hídrico do animal busca-se rações com maior teor de água e quando se aumenta o teor de energia para a reposição, muitas vezes do peso perdido, os outros elementos serão supridos.
Para se adequar as necessidades dos animais usam-se seis etapas que constituem de: Calcular as necessidades de líquido
De forma geral cães e gatos necessitam de cerca de 50 a 100ml de água para cada 1kg de peso vivo do animal para suprir suas necessidades. Porém, certos fatores podem alterar tal valor, e devem ser considerados ao determinar a quantidade de líquidos fornecidos ao animal. Como as atividades, o ambiente, tipo de alimento, animais criticamente enfermos, anorexia, febre, hemorragias, sendo sempre necessário avaliar e quantificar os déficits hídricos preexistentes, para incorporá-los ás necessidades atuais.
Calcular a necessidade de energia
Para se calcular a necessidade energética do animal deve se levar em consideração os níveis basais de energia para o metabolismo do animal, além da energia gasta em atividades extraordinárias. Um exemplo desde cálculo para animais com 2 a 45 kg seria:
Necessidade energética em repouso ( kcal de energia metabolizável/dia)= 70 + 30 (kg de peso corporal)
Para todos os animais:
Necessidade energética em repouso (kcal de energia metabolizável/dia)= 70 (kg de peso corporal).
Aplicar o fator doença
É utilizado para evitar a sub ou superalimentação de animais