Nutrição Gatos e Cães
Carbohidratos
Os carbohidratos são os principais componentes das plantas, representam entre 60 a 90% da sua matéria seca. Na indústria de rações são a principal fonte de energia disponível, participando com 30 a 60% das rações. A unidade básica que compõem os carbohidratos são açúcares simples (glicose) ou monossacarídeos e podem ser classificados como a tabela abaixo:
Monossacarídeos – Glicose
Oligossacarídeos – Lactose, Sacarose, Maltose
Polissacarídeos – Amido e Celulose
O Amido é o meio de estocagem dos Carbohidratos nos grãos. Sendo para indústrias de Petfood uma econômica fonte de energia das rações, além de alguns carbohidratos influenciarem muito na consistência e expansão da ração no processo de Estruzão.
Processo de digestão e Absorção
O amido deve ser totalmente degradado em glicose antes de ser absorvido pelo intestino. Esta digestão é realizada normalmente no intestino delgado por várias enzimas, sendo que nos animais de companhia a mais importante é a alfa amilase secretada pelo pâncreas que quebra o amido em moléculas menores, os oligossacarídeos, estes então sofrem a ação de outras enzimas como a glucosidase e dextrinases. Secretadas pela mucosa do intestino e são quebradas em açúcares simples como a glicose, que é prontamente absorvida pela mucosa intestinal.
Amido x Extruzão
Dependendo da taxa de digestão os amidos têm sido classificados em três categorias: digestão rápida, digestão lenta e resistentes.
(Englyst and Cummings, 1987).
Dois fatores podem influenciar na digestão do amido: O Processamento do grão Alimentos com amido cozido tem digestão rápida, enquanto cereais crus têm digestão lenta. A qualidade do amido Belay et al. (1997) desenvolveram um trabalho avaliando a substituição de milho por quirera de arroz e concluíram que a digestibilidade da ração melhorou quando aumentou a inclusão de quirera de arroz. Consequentemente os cães produziram fezes em menor volume e fezes mais