Nutrição de cães
Introdução
Os animais de estimação têm cuidados especiais essenciais na hora que se trata de nutrição. Tudo procura atender necessidades especificas considerando cães, gatos, filhotes e adultos, cada um tratado conforme sua fisiologia, para isso nutrientes básicos são utilizados como a gordura, proteínas, carboidratos, inerais, fibras e vitaminas, tudo para melhorar o bem estar animal, podendo usar diferentes combinações de nutrientes para alcançar o objetivo de ter a quantidade e a qualidade exata para cada necessidade animal.
Além da fisiologia também é bom ter cuidados em outras áreas como imunidade, longevidade, gerontologia, beleza de pele e pelos, função digestiva, saúde oral e prevenção de doenças degenerativas que incluem manejo nutricional de várias condições patofisiológicas como urolitíase, entre outras.
Mas por outro lado a nutrição relacionada a patologias fez com que fossem utilizados ingredientes nutracêuticos. Os nutracêuticos derivam de produtos naturais que é incorporada em diferentes dietas especificas. Será abordada a avaliação de diferentes fontes de nutrientes para formulas alimentos para cães e gatos.
Materias e Métodos
Qualidade do ingrediente utilizado
A qualidade das matérias utilizadas para fabricar alimentos para animais é muito eficiente tanto quanto os ingredientes e a nutrição, relacionados à saúde do animal. Considerado os principais contaminadores de ingredientes na formulação de rações, as micotoxinas que são metabólicos secundários dos fungos, estão presentes em 25% de todos os grãos produzidos, eles produzem uma grande variedade de substratos que são ingredientes usados para fabricação de rações. As micotoxinas tendem a atingir diferentes órgãos alvo, como aparelho digestório, sistema nervoso, fígado, rins, sistema nervoso central e aparelho reprodutor, além de exercer efeitos sobre a imunidade e coagulação sanguínea, (Santin & Bona,