gols
Introdução
O objetivo desta quinta aula Pratica foi determinar, experimentalmente, a resistência interna de um medidor de corrente e desenvolver um projeto, onde o galvanômetro foi transformado num amperímetro para correntes maiores do que seu fundo de escala.
Fundamentos Teóricos
Nestes experimentos iremos realizar a análise de 2 circuitos resistivos e para isto teremos que aprender algumas definições importantes para que possamos entender perfeitamente os experimentos:
- Tensão elétrica: É a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt (V)
- Corrente elétrica: É o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Sua unidade de medida é o ampere (A)
- Resistência elétrica: É a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Sua unidade de medida é o ohm (Ω)
No 1º iremos realizar a medição de tensão, corrente e resistência e coletar os dados, no 2º experimento vamos utilizar o gerador de funções e aplicar sinais com diferentes frequências no circuito e através do osciloscópio observaremos o comportamento do mesmo.
Objetivos
- Realizar a medição de tensão, corrente e resistência elétrica;
Procedimento Experimental
CONCLUSÃO
Conforme podemos analisar na prática os componentes sofrem uma variação em sua especificação, porem os valores obtidos em laboratório estão próximos dos valores esperados(Calculados). Como foi visto é muito importante conhecermos bem os instrumentos de medida além do próprio circuito, pois a medida que inserimos os aparelhos para analisar o circuito imediatamente modificamos o nosso meio, tanto o amperímetro quanto o voltímetro possui propriedades que são necessárias serem incluídas nos cálculos do circuito.