Goffman
Ano 06 n.12 - 1º Semestre de 2010- ISSN 1807-5193
A METADISCURSIVIDADE NA MUDANÇA DE FOOTING
Bruna Wysocki
RESUMO: A proposta deste trabalho é observar, numa entrevista televisiva, marcadores metadiscursivos indicadores de mudança de footing. Para atingirmos nossos objetivos, consideramos os estudos da Análise da Conversação e da
Sociolinguística Interacional com a finalidade de explicarmos conceitos como footing, enquadre, esquema, pistas de contextualização, formatos de produção, encaixamento e metadiscurso.
Palavras-chave: metadiscursividade, footing, interação.
ABSTRACT: The purpose of this work is to observe, in a television interview, markers metadiscursives indicators of footing. To achieve our goals, we have used the study of Conversational Analysis and Interactional Sociolinguistics in order to explain concepts such as footing, frame, scheme, contextualization cues, production formats, embedding and metadiscourse.
Keywords: metadiscursivity, footing, interaction.
Considerações iniciais
Os participantes de uma interação precisam entender o que está sendo encenado e qual o sentido utilizado pelos falantes àquilo que dizem, ou seja, é necessário enquadrar o evento. O termo enquadre é utilizado por Goffman (2002) ao definir footing como o modo em que os interactantes enquadram e negociam as relações interpessoais de um evento. Assim, quando ocorre uma mudança no footing, ocorre também uma mudança no alinhamento e no enquadre de um evento.
Com a contribuição da Linguística e da Sociologia, Goffman (2002) explora as bases estruturais para explicar as mudanças de footing. O autor aborda noções de estrutura de participação e formato de produção e recorre às bases linguísticas, como pistas e marcadores, para entendermos o funcionamento do footing.
Entre essas pistas e marcadores estudados pela Linguística, destacaremos as ocorrências de metadiscursos