Goffman
2011/2012
Recensão Critica
Licenciatura em Sociologia
Ano lectivo de 2011/2012
Recensão Crítica
Manicómios, Prisões e Conventos de Erving Goffman
Recensão para a disciplina de Teorias Sociológicas II
Leccionada pela docente Dr.ª Paula Guerra
Porto, 21 de Maio de 2011 Índice Temático * Introdução * Informações acerca do autor da Obra * Observação e esclarecimento acerca dos temas presentes na obra * Confrontação teórica do Autor com Erving Goffman e Michel Foucault * Considerações Finais * Referências Bibliográficas * Anexo – Ficha de leitura No âmbito da unidade curricular de Teorias Sociológicas II leccionada pela docente Paula Guerra, foi-nos proposto a elaboração de uma recensão crítica, de forma a avaliar a nossa capacidade argumentativa, crítica e objectiva. Analisarei assim, a obra de Erving Goffman “Manicómios, Prisões e Conventos” (“As características das instituições totais” e “ a carreira moral do doente mental”, contrapondo-a com partes do livro “Vigiar e punir”, de Michel Foucault.
O interaccionismo simbólico é um aspecto, originado na Escola de Chicago, sendo que é pertinente na microssociologia e na psicologia social. A maioria das pesquisas interacionistas utilizam métodos de pesquisa qualitativa, como a observação participante, para estudar diversos aspectos da interacção social ou características individuais e singulares.
Áreas como a sociologia das emoções e dos comportamentos desviantes foram influenciadas pelo interaccionismo simbólico. Erving Goffman, apesar de ter reivindicado não ter sido um interacionista simbólico, é reconhecido como um dos principais contribuintes nesta área.
Erving Goffman é um sociólogo canadiano, nascido na cidade de Alberta a 11 de Junho de 1922. Goffman passou sua infância no Canadá, onde se viera a formar em Sociologia na Universidade de Toronto, em 1945. Mais tarde conclui o seu mestrado, em 1949, e o seu doutoramento, em